História da Casa
Histórico do Centro Espírita Luz da Caridade


Em 15 de novembro de 1938, reuniu-se um grupo de espíritas abnegados, coordenados pelo sr. Antenor miranda reis, em atendimento a uma mensagem espiritual, para fundar uma associação espírita, com o compromisso de estudar, de confortar, de ajudar os mais necessitados (encarnados e desencarnados), observando fielmente a doutrina espírita codificada por allan kardec.
Esta associação chamou-se templo de estudos espíritas luz invisível.
Sua primeira diretoria foi composta por:
Antenor de miranda reis – presidente do conselho diretor
Angelo rzair - 1º secretário
Belmiro merlin - 2º secretário
Este grupo de abnegados, teve muitas dificuldades para dar os primeiros passos rumo à edificação social deste templo.
Demonstrando desde o início, o propósito principal de seus objetivos, que é a caridade moral e material, o templo cede seu espaço para uma escola de primeiro grau do estado do Paraná, delineando o seu perfil de centro de estudos. Esta escola era do tipo rural. Funcionava no salão principal em um ambiente dividido para diversas turmas.
Essa escola chamava-se escola fraternal e era mantida pela secretaria de educação e cultura e versava na sua educação formal com o currículo escolar vigente na época.
A partir de 1965 ela passou a chamar-se casa escolar fraternal
O templo de estudos espíritas luz invisível conviveu em seus primeiros anos, com as dificuldades por que passam as entidades filantrópicas.
Os trabalhos e estudos feitos naquele templo, resumiam-se a reuniões mediúnicas e reuniões de diretoria. Quase todas as reuniões eram feitas durante o dia e nos finais de semana, pois a escola ocupava as partes da manhã e da tarde de toda a semana e não havia iluminação elétrica para fazerem as reuniões à noite.
Com o passar do tempo, o templo filia-se e aceita filiações de outras casas espíritas, com o propósito de mútua ajuda.
Em 1946, através do guia espiritual do templo, foram feitas orações e irradiações por parte dos membros dos centros, grupos e federações para todo o país e para o mundo, pedindo forças para afastar as correntes do mal, as quais estariam prestes a desencadear os seus atributos sobre a humanidade.
Em 1948 foi inaugurada no centro, a escola evangélica, para aqueles que sentiam a necessidade de buscar maior orientação e consolação para os seus sofrimentos.
Desta maneira, o templo de estudos espíritas luz invisível vinha cumprindo com os propósitos a que veio, sempre embasado nos ensinamentos da doutrina espírita e na orientação do mentor espiritual, que inspirava os membros desta casa.
As atividades do templo, nesta época dos anos 50 a 70, estavam maiores. Além das reuniões mediúnicas, eram também feitos os trabalhos da educação evangélica e várias reuniões para encontrar meios de melhorar as instalações do templo e da escola, que então aqui funcionava.
Em 1980, chegou ao templo de estudos espíritas luz invisível, um novo grupo de espíritas dispostos a trabalhar, dando continuidade as atividades então iniciadas pelo antigo grupo, que já na sua maioria haviam desencarnado. Dessa feita, liderados por enésio tristão. Os companheiros que chegaram iniciaram um intenso trabalho de reestruturação do templo.
 Em outubro de 1981, começaram a ser tomadas as primeiras providências para a filiação do templo, junto à federação espírita do Paraná pela diretoria vigente, na pessoa do sr. Edmundo rost, sua irmã helena e sr. João gualberto cretella, sendo esse, o último presidente dessa fase e trabalhador até os dias de hoje.
Nesta ocasião, a casa escolar fraternal estava também encerrando suas atividades neste prédio, pois a prefeitura de Curitiba achava inconveniente a estadia de crianças junto à via rápida, que já neste tempo era perigosa. A secretaria de educação e cultura achou por bem fechar a escola, sendo 1981 o último ano de seu funcionamento.
Em 14 de novembro de 1981, foi feita a última reunião de aniversário (45 anos), com o nome de templo de estudos espíritas luz invisível.
Em março de 1982, o templo de estudos espíritas luz invisível, cedeu lugar ao centro espírita luz da caridade que contou também com novo estatuto e nova diretoria:
Presidente: edson gomes tristão
Vice-presidente: jorge furtado robert
Diretor de patrimônio: edmundo rost
Diretor do dep. Doutrinário: ilza hartman justen
Diretor da infância : enésio satoro trist
Diretor de assistência social: manoel de andrade
Em1983 teve início o departamento da infância e da juventude.
Em 1984 começou a funcionar a fluidoterapia, com o sr. Jorge furtado, e é realizada até hoje.
Em 1985 tem início o clube de mães para gestantes carentes que continua até hoje.
Em 1986 tem início o coem – centro de orientação e educação mediúnica.
Em 1987 tem início o atendimento fraterno
Em 1988, foi introduzido na casa, o ESDE- estudo sistematizado da doutrina espírita, baseado nos aspectos morais, filosóficos,  e científicos da doutrina.
Dessa data até os dias de hoje, o centro espírita luz da caridade, vem desenvolvendo intensa atividades através de muitos trabalhadores que ao longo destes anos  dedicaram-se e dedicam-se com amor e empenho à causa do bem e na divulgação da doutrina espírita.
Em 2012, por ocasião da comemoração do septuagésimo quarto aniversário do centro espírita luz da caridade, foi lançado o livro “a dança das energias”, escrito pelas mãos e corações de uma equipe de trinta e seis trabalhadores, que durante alguns anos se propuseram a estudar e pesquisar o tema, com a coordenação do companheiro edson gomes tristão, inspirado que foi pelo mentor espiritual da casa.
Atualmente o centro espírita desenvolve as seguintes atividades:

- Estudos sistematizados da doutrina espírita
- Atividades mediúnicas
- Orientação espiritual (fluidoterapia, atendimento fraterno, palestra pública e passe)
- Atividades para infância e juventude
- Palestras para grupo de pais
- Trabalho social
- Coral